sábado, 29 de outubro de 2011

Minhas máquinas de costura


Eu sei que o assunto é batido, mas hoje vou contar a minha experiência com a compra da primeira e da segunda máquina de costura! Apesar de vários blogs falarem sobre este assunto, a compra de uma, ou duas máquinas de costura sempre gera muitas dúvidas e polêmica, e talvez a minha experiência te ajude a decidir sobre a sua futura máquina de costura. Quando comecei a costurar, há quase quatro anos, não tinha máquina de costura própria... por um bom tempo quis comprar uma, mas ficava pensando onde a colocaria, já que ainda morava com meus pais e meu quarto era muito pequeno para comportar uma máquina de costura. Também, não tinha um lugar adequado para fazer um atelier, e com o casamento já marcado, também não valia a pena investir. Além disso, como já falei outras vezes, minha vó trabalhou como costureira por muitos anos, então ela tem uma máquina de costura reta (doméstica) e uma overlock. Com essas duas máquinas em casa, convenhamos, não tinha porque eu comprar outra... Só que, como falei, as máquinas eram da minha vó, e quando algo acontecia, antes que ela virasse uma arara, eu já acordava cedo e levava para o conserto... Isso funcionou muito bem por quase dois anos. Mas, no final de 2009 eu casei, e uma das primeiras coisas que decidi era que teria um atelier em casa, um lugar onde pudesse “me esconder” sempre que estivesse estressada, ou simplesmente que pudesse chegar em casa do trabalho e ir direto fazer minhas artes. Para isso, eu precisaria de uma máquina de costura própria. Então, meu marido disse que me daria de presente de Natal (mudei para meu apartamento no dia 19 de dezembro de 2009, logo, fiquei apenas 5 dias sem máquina... sobrevivi!). Mas eu queria algo que resolvesse todos os meus problemas, então minha máquina deveria ter: pés de quilt (claro, pode ser comprado separado, mas existem ótimas máquinas no mercado que já vem com esses pés), mesa extensora para quilt, e vários pontinhos decorativos. Mostrei vários modelos que adorei para meu marido e ele escolheu a que se encaixava no orçamento. Acabou comprando pela internet de uma loja especializada em máquinas de costura. A máquina escolhida foi a Brother XL3750 (mecânica).
Braçadeira para alfinetes
Mais recentemente, essa máquina começou a sofrer com a quantidade de trabalho... realmente faço muitas coisas, e ela estava indo muuuuito pra revisão, conserto, etc... então comecei a procurar outra máquina mais robusta, que pudesse me auxiliar na hora do aperto... Pesquisei várias opções e procurei algo que se encaixasse no orçamento da Eve Artes, pois o dinheiro da compra deveria vir dali... Primeiro pensei em uma reta industrial... mas moro em apartamento e costumo costurar até altas horas da noite... complicado, né? Foi então que me apaixonei pelas pretinhas... Vi várias e me decidi por uma Singer, usada, e não me arrependo nem um tiquinho... Ela é ótima, agüenta muito bem o tranco e o ponto é muito bonito (acho até mais bonito que o ponto da brother).
  Pretinha
Então, dá para concluir que não existe uma fórmula, existem muitas opções, todo dia surgem novidades e cada pessoa tem uma máquina de costura que se adequa às suas necessidades... eu por exemplo, já estou pensando se a próxima será uma eletrônica ou uma overlock, mas isso é pra daqui a um ou dois anos... e dá-lhe trabalho no atelier para ganhar o dinheiro para a próxima compra! Mas, algumas dicas podem ajudar na hora da decisão: 1) Pesquise muito! Entre nos sites das fábricas, leia as especificações, e veja se aquela máquina que você achou linda faz o que precisa (tem luz auxiliar? tem pés de quilt? tem pontos decorativos? ) 2) Compre em uma loja especializada em máquinas de costura. Isso é importante por três motivos: a) são eles que farão as revisões e consertos, logo, se algo der errado, você já sabe onde procurar ajuda; b) geralmente estas lojas te dão um cursinho básico de como manejar sua máquina, o que é bem legal, para saber para que servem todos aqueles acessórios... afinal, todos tem uma função!!! c) eles que recebem as novidades do mercado primeiro, e podem te orientar na hora da escolha... Grandes magazines costumam ter estoque dos produtos e muitas vezes vendem máquinas que já saíram de linha, o que não é legal. 3) Peça para usar a máquina! Geralmente as lojas têm peças em exposição, e você pode testar as funções, sentir a máquina, e ver se ela realmente é a sua cara! 4) Já comprou a máquina dos sonhos? Que ótimo! Agora se lembre de fazer revisões a cada seis meses! Ela ficará novinha em folha e você terá um produto que vai durar por anos e anos! Bom é isso, se alguém tiver alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Enfeites de Natal

Sábado tivemos uma tarde muuuuito agradável aqui no atelier! As meninas estiveram aqui para uma aula especial de enfeites de natal: as bolas de isopor revestidas de tecido. No final da aulinha todas saíram com suas bolas prontinhas e adorando a nova técnica! Olha os trabalhos prontos:
E aqui o trabalho mais de pertinho:
E logo, logo essas bolas estarão disponíveis à pronta entrega na loja virtual. Aguarde!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As artes das alunas

Vou postar aqui mais umas fotos dos trabalhos que minhas alunas tem feito nas aulas, e fora delas, porque todas estão costurando super bem, criando e se empolgando cada vez mais. Olha o que a Carina anda aprontando:
Roupa e tapete lindos para a fofa da Luna
Capa para o notebook
Lixeiro para o carro 

 E a Jana também, toda empenhada, já criou até uma identidade visual pros produtos dela:
Luvas de forno, lixeiro de carro, capas de celular e porta-bijoux
Necessaire
Capas de celular 

 No próximo post quero colocar a manta linda que a Paula está aprontando! To toda boba, me sentindo toda orgulhosa desses trabalhos lindos!!! Hehehehehehe!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bazar Fuxico entre Amigas

Nos dias 28 e 29 de outubro, das 15 às 19 horas acontecerá o Bazar do grupo Fuxico entre Amigas, na churrasqueira do Parc de France no bairro Saguaçu!
O bazar será em prol da Associação Amigos do Autista - AMA, e terá peças para o Natal!
Participe:


Convite
Bazar de Natal
em prol da Associação de Amigos do Autista – AMA
Local: Churrasqueira do Parc de France
Dias: 28 e 29 de outubro de 2011
Horário: 15:00 às 19:00 horas


Para quem não sabe onde fica, segue um mapinha:
Exibir mapa ampliado Nos vemos lá!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fim de semana...

O fim de semana no Eve Artes Atelier não foi dos melhores, mas rendeu muito trabalho... isso porque meu único tio por parte de mãe faleceu na última sexta-feira. Foram dois meses de luta no hospital, mas no fim ele não conseguiu resistir à doença e acabou indo para o céu, pois não vejo outro lugar para onde uma pessoa boa e amiga possa ter ido... Foi uma coisa que não conseguiremos explicar tão cedo e muito, muito triste.
Para completar, a vovó do Fabiano também está muito mal no hospital em Pato Branco/PR, o que fez com que ele viajasse com o pai e a tia para o oeste do estado (a cidade natal dele fica no oeste de SC, bem perto de Pato Branco, no PR) no fim de semana para visitá-la na UTI...
Assim, para tentar não pensar em todas essas coisas muito tristes, aproveitei o fim de semana para pintar a outra parte do quarto onde fica o atelier...
Em maio deste ano, quando resolvi dar cara nova ao atelier, resolvi que iria pintar de azul turquesa apenas as paredes do meu lado do quarto... claro que com isso duas paredes foram pintadas, literalmente, pela metade... no começo isso não me incomodou... mas com o passar do tempo e com meia lata de tinta sobrando, foi inevitável que eu encasquetasse que precisava pintar o outro lado também...
E para completar a reforma, encapei o novo banco com capinha de crochê e dei nova "roupa" para a tábua de passar, que estava muito feia... nem tirei foto do antes da tábua, porque estava uma vergonha!
Por fim, na parede que fica pendurada a bike do Fabi, apliquei papel contact azul clarinho, com estampa de estrelas. Não encontrei o mesmo tom da tinta, mas gostei do resultado... assim as rodas da bicicleta não vão sujar a parede novinha e o contact facilitará a limpeza!
O resultado, abaixo:




E aí, gostaram do resultado???
Agora o melhor é esquecer os problemas e se jogar no trabalho, seja durante o dia, seja no atelier!